Categories: Política

São João do Paraíso se torna referência ambiental no Maranhão com o Projeto Adote uma Nascente

Com emenda do ex-senador Roberto Rocha, o Projeto Adote uma Nascente transformou São João do Paraíso em uma referência ambiental no Maranhão.

O programa, de iniciativa federal, tem como objetivo catalogar, proteger, monitorar e restaurar nascentes em todo o país. Em São João do Paraíso, tudo começou em 2019, com a assinatura de um termo de cooperação técnica viabilizado pela emenda parlamentar do então senador Roberto Rocha, atendendo a um pedido do saudoso ex-prefeito Daltro Filho. Ao lado de sua irmã, a bióloga Luciene Marinho, Daltro idealizou e estruturou o projeto, que hoje é reconhecido pela sua grandiosidade e importância ambiental.

Daltro Filho não chegou a ver o sucesso do projeto, mas será lembrado para sempre como um político visionário. Na época, a CODEVASF entregou à Associação Vale do São Jorge um kit composto por um Jeep Troller e equipamentos como GPS, computador, notebook e sondas para medição da qualidade da água.

A comunidade paraisense hoje celebra o sucesso e os frutos do trabalho ambiental desenvolvido no município. Entre os 12 municípios maranhenses contemplados com emendas do senador Roberto Rocha, São João do Paraíso conquistou o primeiro lugar em desempenho no Projeto Adote uma Nascente.

“Dos 12 municípios do Maranhão, nós fomos o primeiro a entregar um resultado satisfatório, comprovado pela fiscalização da CODEVASF, por meio da engenheira Andreia Amorim, que vistoriou as 20 nascentes já cercadas e monitoradas desde o início do projeto”, explica a bióloga Elba Miranda, coordenadora do projeto em São João do Paraíso.

O ponto alto do projeto ocorreu em 2023, quando Elba Miranda assumiu a coordenação e deu continuidade a todas as etapas necessárias para consolidar as ações ambientais. Foram produzidas mais de 1.300 mudas e realizadas cercas em áreas com pouca cobertura vegetal, evitando o acesso de rebanhos e prevenindo processos de contaminação e assoreamento.

“Realizamos limpezas e medidas mitigadoras em nascentes degradadas, e hoje a Associação Vale do São Jorge segue monitorando as 20 nascentes que abastecem os afluentes dos rios Corrente e Lajeadinho, entre outros”, reforça a coordenadora.

O resultado positivo do Projeto Adote uma Nascente foi apresentado no último sábado (4), durante a celebração dos 30 anos da Associação Vale do São Jorge.

O evento contou com a presença do ex-senador Roberto Rocha, do superintendente da CODEVASF, Clóvis Paz, da engenheira ambiental Andreia Amorim, do deputado federal JP, dos prefeitos Marcos Vinícius (São João do Paraíso) e Deoclides Macedo (Porto Franco), da Dra. Maria Clara, do secretário municipal de Meio Ambiente, o presidente da Associação Vale do São Jorge, Vanderly Marinho, da coordenadora do Projeto no município, a bióloga, Elba Miranda, Vonis Aguiar, além de vereadores e demais autoridades.

O legado do senador Roberto Rocha segue vivo, sendo reconhecido não apenas em São João do Paraíso, mas em todo o Maranhão, pelo seu compromi sso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Maranhao Metropoles

Share
Published by
Maranhao Metropoles

Recent Posts

Parceria entre Fabio Macedo e Governo do Estado garante nova estrada na Zona Rural de São Luís

O cenário político maranhense testemunhou, neste último final de semana, mais um capítulo de resultados…

18 horas ago

FORÇA POLÍTICA: Junior Lourenço consolida aliança em Tuntum com maratona de obras e novos investimentos

Screenshot O município de Tuntum viveu um dia histórico com a presença do deputado federal…

5 dias ago

DIGNIDADE EM DOM PEDRO: Fábio Macedo viabiliza 5km de asfalto e reafirma compromisso com sua terra natal

Enquanto muitos fazem política apenas em períodos eleitorais, o deputado federal Fábio Macedo demonstra que…

5 dias ago

ESCÂNDALO EM RIBAMAR: Vereador da Comissão de Meio Ambiente é multado em R$ 740 mil por crimes ambientais

O vereador Ednilson do Kantão está no centro de um furacão administrativo e ético em…

5 dias ago

ESCÂNDALO EM RIBAMAR: Natércio 30 é acusado de “leiloar” vereadores para 4 candidatos diferentes

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – O cenário político da terceira maior cidade do Maranhão entrou…

2 semanas ago

ESCÂNDALO EM SÃO DOMINGOS: Com R$ 55 milhões no bolso, Instituto Viver deixa Hospital Carlos Macieira às traças

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO – O que se vê hoje no Hospital Municipal Carlos Macieira não…

2 semanas ago