Com emenda do ex-senador Roberto Rocha, o Projeto Adote uma Nascente transformou São João do Paraíso em uma referência ambiental no Maranhão.
O programa, de iniciativa federal, tem como objetivo catalogar, proteger, monitorar e restaurar nascentes em todo o país. Em São João do Paraíso, tudo começou em 2019, com a assinatura de um termo de cooperação técnica viabilizado pela emenda parlamentar do então senador Roberto Rocha, atendendo a um pedido do saudoso ex-prefeito Daltro Filho. Ao lado de sua irmã, a bióloga Luciene Marinho, Daltro idealizou e estruturou o projeto, que hoje é reconhecido pela sua grandiosidade e importância ambiental.
Daltro Filho não chegou a ver o sucesso do projeto, mas será lembrado para sempre como um político visionário. Na época, a CODEVASF entregou à Associação Vale do São Jorge um kit composto por um Jeep Troller e equipamentos como GPS, computador, notebook e sondas para medição da qualidade da água.
A comunidade paraisense hoje celebra o sucesso e os frutos do trabalho ambiental desenvolvido no município. Entre os 12 municípios maranhenses contemplados com emendas do senador Roberto Rocha, São João do Paraíso conquistou o primeiro lugar em desempenho no Projeto Adote uma Nascente.
“Dos 12 municípios do Maranhão, nós fomos o primeiro a entregar um resultado satisfatório, comprovado pela fiscalização da CODEVASF, por meio da engenheira Andreia Amorim, que vistoriou as 20 nascentes já cercadas e monitoradas desde o início do projeto”, explica a bióloga Elba Miranda, coordenadora do projeto em São João do Paraíso.
O ponto alto do projeto ocorreu em 2023, quando Elba Miranda assumiu a coordenação e deu continuidade a todas as etapas necessárias para consolidar as ações ambientais. Foram produzidas mais de 1.300 mudas e realizadas cercas em áreas com pouca cobertura vegetal, evitando o acesso de rebanhos e prevenindo processos de contaminação e assoreamento.
“Realizamos limpezas e medidas mitigadoras em nascentes degradadas, e hoje a Associação Vale do São Jorge segue monitorando as 20 nascentes que abastecem os afluentes dos rios Corrente e Lajeadinho, entre outros”, reforça a coordenadora.
O resultado positivo do Projeto Adote uma Nascente foi apresentado no último sábado (4), durante a celebração dos 30 anos da Associação Vale do São Jorge.
O evento contou com a presença do ex-senador Roberto Rocha, do superintendente da CODEVASF, Clóvis Paz, da engenheira ambiental Andreia Amorim, do deputado federal JP, dos prefeitos Marcos Vinícius (São João do Paraíso) e Deoclides Macedo (Porto Franco), da Dra. Maria Clara, do secretário municipal de Meio Ambiente, o presidente da Associação Vale do São Jorge, Vanderly Marinho, da coordenadora do Projeto no município, a bióloga, Elba Miranda, Vonis Aguiar, além de vereadores e demais autoridades.
O legado do senador Roberto Rocha segue vivo, sendo reconhecido não apenas em São João do Paraíso, mas em todo o Maranhão, pelo seu compromi sso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot Presidente Dutra foi o palco de uma expressiva demonstração de força…
Screenshot Mostrando que a gestão municipal vai muito além dos gabinetes, o prefeito de Icatu,…
Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot O cenário político maranhense tem um nome em franca ascensão: Erlânio…
Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot Screenshot Um sonho antigo da população de Araioses…
São Luís – Em contato exclusivo com o Blog Metrópoles, a vereadora de Bacuri, Neuriane…
São Luís – A noite de quinta-feira (02) foi marcada por um episódio de violência…