Categories: Política

BOMBA: Prefeita de Pedreiras “MAINHA” suja nome de servidores no Serasa mesmo após descontar empréstimos dos mesmos. na folha de pagamento do salários.

A Promotoria de Justiça de Pedreiras expediu uma recomendação à prefeita do município após denúncias graves de que a gestão estaria descontando valores de empréstimos consignados diretamente na folha de pagamento dos servidores, mas não repassando às instituições financeiras. A conduta ilegal resultou na negativação dos nomes de diversos funcionários públicos no SPC, Serasa e outras plataformas de crédito, mesmo sem inadimplência por parte dos trabalhadores.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da promotora de justiça da comarca, considerou que o não repasse dos valores, mesmo com os descontos sendo realizados, representa uma afronta ao princípio da legalidade, à moralidade administrativa e aos direitos constitucionais dos servidores.

De acordo com o documento oficial, o problema se arrasta desde julho de 2024, com relatos de servidores sendo prejudicados de forma direta em sua vida financeira, inclusive enfrentando restrições no CPF. O MP ressaltou que a prefeitura não apresentou qualquer justificativa formal para os atrasos, mesmo após ser notificada diversas vezes.

Além da mancha nos nomes dos servidores, a situação pode configurar improbidade administrativa de acordo com especialistas ouvidos pelo blog do Werbeth Saraiva . A recomendação exige que a prefeita e o secretário de Finanças regularizem, de forma imediata, os repasses às instituições financeiras, conforme os contratos firmados, e comuniquem oficialmente ao MPMA as medidas adotadas.

A promotoria também solicitou à gestão que informe quais mecanismos serão implementados para evitar a repetição da conduta, além de apresentar justificativas formais para os atrasos. Caso não haja cumprimento voluntário da recomendação, a prefeitura poderá ser alvo de ação judicial por danos morais coletivos e individuais, além de responder por improbidade administrativa.

Maranhao Metropoles

Share
Published by
Maranhao Metropoles

Recent Posts

ESCÂNDALO EM RIBAMAR: Natércio 30 é acusado de “leiloar” vereadores para 4 candidatos diferentes

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – O cenário político da terceira maior cidade do Maranhão entrou…

5 dias ago

ESCÂNDALO EM SÃO DOMINGOS: Com R$ 55 milhões no bolso, Instituto Viver deixa Hospital Carlos Macieira às traças

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO – O que se vê hoje no Hospital Municipal Carlos Macieira não…

1 semana ago

ESCÂNDALO EM SÃO DOMINGOS: Com R$ 55 milhões no bolso, Instituto Viver deixa Hospital Carlos Macieira às traças

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO – O que se vê hoje no Hospital Municipal Carlos Macieira…

1 semana ago

Carlos Brandão consolida o maior Carnaval da história do Maranhão com recorde de público

Screenshot O Maranhão vive um dos momentos mais vibrantes de sua cultura popular com a…

1 semana ago

Prefeitura de Ribamar e SEMOSP intensificam obras e iniciam pavimentação no Parque das Palmeiras

​ A Prefeitura de São José de Ribamar segue avançando de forma contínua na recuperação…

1 semana ago

Emílio Weba ganha força em Presidente Medici e Antônio da Paraense se junta ao grupo

​  O cenário político de Presidente Médici vive um novo momento com a aproximação entre…

1 semana ago